Diário de Campo

Quinta feira, 31 de agosto de 2014.

   Hoje tivemos uma reunião com a Coordenadora Claudia Fabiana para falarmos da futura Oficina que iremos desenvolver no Instituto de Educação Carlos Pasquale em 2014.2.
   A Oficina será voltada para ps gêneros textuais, mas antes iremos escrever um projeto, que servirá como base para o desenvolvimento da mesma.

Terça feira, 22 de julho de 2014.

  Hoje voltamos a nos encontrar no Instituto de Educação Carlos Pasquale. Conversamos sobre possíveis atividades para desenvolver com as alunas acerca dos gêneros textuais e combinamos de trazer no nosso próximo encontro, materiais como vídeos, textos e até mesmo novas ideias para usar nas atividades. 
   Fomos informados que em novembro acontecerá uma Semana de Literatura Infatojuvenil. Nosso supervisor, Daniel Junqueira, pediu nossa participação a fim de que, como nosso conhecimento, possamos desenvolver algo junto com a escola.

Quinta feira, 26 de junho de 2014.

   Esse nosso encontro foi dedicado à análise dos resultados da Avaliação Diagnóstica. Nos dividimos em dois grupos: bolsistas do IECP e bolsistas do CIEP 380. Esses resultados está na página Produção Textual.
   Após a análise, confraternizamos juntos o semestre que findou.

Quinta feira, 05 de junho de 2014.

   No dia 05 de junho de 2014, nós, bolsistas do projeto PIBID, aplicamos a primeira Avaliação Diagnóstica no Instituto de Educação Carlos Pasquale.
   Através dessa avaliação perceberemos o nível de leitura e de conhecimento, acerca do projeto, em que se encontra as alunas e então partiremos das dificuldades da maioria para desenvolver ações, tal como oficinas, seminários, roda de conversa, eventos, etc.
   Para ter acesso à avaliação diagnóstica aos registros dessa atividade, clique no link abaixo, que direcionará você para a página específica.


Terça feira, 03 de junho de 2014.

   A reunião de hoje foi novamente voltada para avaliação diagnóstica, que ocorrerá na próxima quinta feira, dia 05 de junho, às 09:00h no IECP.
   Foi importante fazermos os últimos acertos relativos a horário, distribuição de turmas, dentre outros pequenos fatores importantes de serem discutidos.
   No fim da reunião, nosso supervisor, Daniel, nos indicou um filme: Pelos olhos de Maisie, de Henry James. O filme retrata a história da separação dos pais de Maisie. Muito interessante para nós, futuros professores, que talvez venhamos a lidar com situações como essa no âmbito escolar.


Quinta feira, 29 de maio de 2014.

No encontro de hoje foi confirmada a avaliação diagnóstica no IECP para o dia 05 de junho. Finalizamos as perguntas da avaliação com a nossa coordenadora Claudia Fabiana.
Uma questão bastante debatida nesse encontro foi a de usar ou não o termo "gêneros" na avaliação. Tendo em vista que será uma avaliação diagnóstica, é crucial que saibamos se as alunas tem ou não o conhecimento da expressão e o que a mesma representa dentro da língua. Então decidimos que constaria questões com tal palavra na avaliação.
Além de falarmos da avaliação, nos foi indicado o livro Para entender o texto - Leitura e Redação, de Platão e Fiorin. Um material de estudo que levaremos sempre conosco.


Terça feira, 27 de maio de 2014.

   No nosso encontro desta terça fizemos revelações pessoais sobre nossa escolha pelo curso de Licenciatura em Letras. O que nos motiva e o que esperamos do nosso futuro profissional.
Assumo que não foi isso que sempre sonhei, mas a cada contato com esse universo literário me encanto um pouco mais. As letras/palavras, são, segundo Joanne K. Rowling, nossa inesgotável fonte de magia.
   Uma coisa que gosto muito são as mídias, computador, telas, que é um dos focos. Na tentativa de unir essas duas paixões, o supervisor Daniel sugeriu que eu me aprofundasse no campo da semiótica e me recomendou um livro: Apocalíticos Integrados, de Umberto Eco.
   Já ouvi que esse projeto é a minha cara, justamente por envolver essas duas áreas. De qualquer forma, está sendo prazeroso aprender tantas coisas nesse projeto e também transmitir meu conhecimento para os outros. Estarei sendo repetitiva ao dizer que está enriquecendo minha vida, mas é uma verdade absoluta.


Quinta feira, 22 de maio de 2014.

   Hoje, na nossa Instituição o escritor Lasana Lukata dará uma palestra e por esse motivo nossa reunião foi mais curta como de costume.
   Todos os blogs já foram avaliados pela nossa coordenadora Claudia Fabiana, fazendo com que essa etapa se concluísse. Nossos próximos encontros serão voltados para a avaliação diagnóstica, que será feita nas escolas onde desenvolvemos o projeto.


Quarta feira, 21 de maio de 2014.


Na UNIABEU nos reunimos com a coordenadora Institucional do projeto, Shirley Carreira, para falarmos sobre o projeto em si e o valor que ele nos agrega.
Alguns recados foram dados, como a relevância da participação efetiva no projeto e postagens no blog, nossa assiduidade e um encontro geral do PIBID, que ocorrerá no dia 08 de novembro, onde os bolsistas apresentam seus projetos a outros bolsistas.
Também fomos incentivados ao estudo após a graduação, ou seja, o gerenciamento da nossa carreira, para que não paremos nunca de enriquecer nosso conhecimento.


Terça feira, 20 de maio de 2014.

   Como a avaliação diagnóstica está se aproximando, boa parte do encontro foi voltado pra ela. Daniel deu relatos de como as alunas do IECP se comportam. Para melhor desenvolvimento do projeto, o melhor a ser feito é unir a cultura/vivência das alunas com o projeto.
 O nosso supervisor Daniel, com intuito de enriquecer nosso conhecimento, nos apresentou um bibliografia (Redação em construção - A escrita do Texto, de Agostinho Dias Carneiro) que pode nos ajudar, não só no desenvolvimento do nosso projeto, mas por toda nossa carreira.


Quinta feira, 15 de maio de 2014.

Nosso encontro com a coordenadora Claudia Fabiana foi no laboratório de informática da UNIABEU, porque precisávamos de dar uma atenção especial ao blog. Nem todos dominamos esse recurso, então o encontro foi ótimo para nos ajudarmos, aprendermos uns com os outros. Foi um trabalho em equipe que resultou em 16 blogs ótimos.


Terça feira, 13 de maio de 2014.


   Na reunião do dia 12 de maio, com o supervisor Daniel elaboramos algumas propostas de questões para a avaliação diagnóstica que será realizada em junho na unidade escolar.
   Nosso encontrado foi totalmente voltado para essas questões avaliativas, pois precisamos de perguntas e respostas precisas para que possamos desenvolver o projeto em cima dos resultados analisados.


Quinta feira, 08 de maio de 2014.

   Hoje nos encontramos com a nossa coordenadora Claudia Fabiana e foram horas muito produtivas, diversos assuntos foram abordados. Foi estabelecidos a que faríamos três páginas para dividir os temas por temática.
   Uma das páginas é esta, Diário de Campo, onde escrevo meus relatos pessoais sobre minha atuação no projeto, meu dia a dia e vivência na unidade escolar e também nas reuniões do projeto.
   Nossa outra página será Produção Textual, onde colocaremos nossas produções textuais e materiais de estudo, bem como: fichamentos, avaliações aplicadas, resumos, resenhas, bibliografias, etc.
   Atividades na Escola será uma página voltada para atividades desenvolvidas especialmente na unidade escolar, no meu caso: Instituto de Educação Carlos Pasquale. Nela encontraremos fotos, avaliações e resultados, oficinas, projetos, minicursos, etc.
   Com essa organização ficará mais fácil para encontrarmos nossos registros e identificá-los, além de dar ao blog uma estética dinâmica e acessível aos leitores.
   Além do blog, a coordenadora pediu que fizéssemos nosso Currículo Lattes, dois fichamentos de textos ("Produção textual, análise de gêneros e compreensão, Segunda Parte - Gêneros Textuais no ensino de língua, de Luiz Antônio Marcuschi e Orientações Curriculares Nacionais - Ensino Médio). Os fichamentos você encontra na Página Produção Textual.


Terça feira, 06 de maio de 2014.

Eu e os outros sete bolsistas estamos pensando nas diversas maneiras de trabalhar os gêneros com as alunas do IECP. Voltamos pra questão da intergenericidade. Pensamos como trabalhar o tema escolhido no encontro anterior (mulher) usando o texto e a imagem.
   Particularmente, pensei em um vídeo que retrata a história de várias Marias e de como a vida delas foram iguais por não terem tido a oportunidade de se dedicar aos estudos. Acredito que despertará o desejo de falar sobre o assunto, mostrar suas opiniões de forma escrita.
   As ideias fluem a cada encontro, mas todos precisamos nos organizar para que o desenvolvimento das atividades sai de forma exemplar e que os resultados superem nossas expectativas.



Terça feira, 29 de abril de 2014.

   Novamente nos encontramos com nosso supervisor Daniel no IECP. Dessa vez pensamos sobre como avaliar a escrita das alunas, de forma que elas se interessassem pela própria escrita. Então tivemos a ideia de, no decorrer do nosso projeto, fazermos produções textuais envolvendo a temática mulher, que abre um leque de opções para escrita, como o papel social da mulher, igualdade de valores, submissão, política, dentre outros.
   A ideia ainda será amadurecida no decorrer de nossos encontros para que seja feita da melhor maneira. Enquanto isso, iremos trazer ideias de como trabalhar com as alunas nos próximos encontros.
 


Terça feira, 15 de abril de 2014.

   O encontro nesse dia foi no Instituto de Educação Carlos Pasquale, onde nos reuniremos com nosso Professor-supervisor Daniel toda terça feira.
   Conversamos um pouco sobre um futuro trabalho envolvendo intergenericidade. A palavra não é comum, mas se trata de vários gêneros juntos, o que ocorre com frequência em diversas áreas. Também discutimos sobre trabalharmos com as alunas algo que envolva grafites nos murais da escola.
   Como estamos no início, ainda fortalecendo nossos alicerces intelectuais básicos, apenas trocamos ideias acerca do projeto, mas em breve nossas atividades começarão a fluir.



Terça feira, 08 de abril de 2014.

   A atividade nesse dia foi diferente das que costumo relatar aqui. Como já mencionei, eu e os outros 15 bolsistas do PIBID - UNIABEU, subprojeto de Letras: Língua Portuguesa fomos divididos em dois grupos para desenvolvermos o projeto em escolas distintas e nessa data eu, Caio, Camila, Cosme, Fernanda, Helena e Vanessa, visitamos a unidade escolar na qual desenvolveremos o projeto, Instituto de Educação Carlos Pasquale.
   O professor-supervisor Daniel nos mostrou o amplo espaço da escola, que conta com uma ótima estrutura para eventos literários futuros e uma biblioteca com um excelente acervo, o qual deixou a nossa disposição para quando precisarmos.
   O contato com os alunos ficou para um outro momento, essa visita foi somente para conhecermos a escola e nos apresentarmos aos que lá trabalham.


Quinta feira, 03 de abril de 2014.

   Nessa data fechamos o texto sobre Gêneros Textuais, de Luiz Antônio Marcuschi. Depois conversamos sobre nosso próximo objeto de estudo, "Orientações Curriculares Nacionais - Ensino Médio (disponível no site do MEC para download).
   Embora tenhamos terminado nossas discussões sobre o texto de Marcuschi, sempre voltaremos a ele, afinal é a nossa bibliografia básica e necessária para o desenvolvimento de atividades dentro do projeto.
   Nessa quinta também começamos a pensar sobre este blog. O que seria postado e de que forma, a fim de deixá-lo mais dinâmico possível para que outras pessoas possam acompanhar a nossa caminhada no PIBID - UNIABEU.



Quinta feira, 27 de março de 2014.

Nesse dia continuamos nossa roda de conversa sobre gêneros, mas um outro texto me marcou e o deixarei registrado aqui.

"13 de maio.
Hoje amanheceu chovendo. É um dia simpatico para mim. É o dia da Abolição. Dia que comemoramos a libertação dos escravos.
...Nas prisões os negros eram os bodes expiatorios. Mas os brancos agora são mais cultos. E não nos trata com desprezo. Que Deus ilumine os brancos para que os pretos sejam feliz.
Continua chovendo. E eu tenho só feijão e sal. A chuva está forte. Mesmo assim, mandei os meninos para a escola. Estou escrevendo até passar a chuva, para eu ir lá no senhor Manuel vender os ferros. Com o dinheiro dos ferros vou comprar arroz e linguiça. A chuva passou um pouco. Vou sair.
...Eu tenho tanto dó dos meus filhos. Quando eles vê as coisas de comer eles brada:
– Viva a mamãe!
A manifestação agrada-me. Mas eu já perdi o hábito de sorrir. Dez minutos depois eles querem mais comida. Eu mandei o João pedir um pouquinho de gordura a Dona Ida. Ela não tinha. Mandei-lhe um bilhete assim:
 – “Dona Ida peço-te se pode me arranjar um pouco de gordura, para eu fazer uma sopa para os meninos. Hoje choveu e eu não pude catar papel. Agradeço, Carolina”.
 ...Choveu, esfriou. É o inverno que chega. E no inverno a gente come mais. A Vera começou pedir comida. E eu não tinha. Era a reprise do espetaculo. Eu estava com dois cruzeiros. Pretendia comprar um pouco de farinha para fazer um virado. Fui pedir um pouco de banha a Dona Alice. Ela deu-me a banha e arroz. Era 9 horas da noite quando comemos.
 E assim no dia 13 de maio de 1958 eu lutava contra a escravatura atual – a fome!"
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: Diário de uma catadora de papel.




Quinta feira, 20 de março de 2014.

   Nesse dia fizemos o estudo do texto "Gêneros textuais no ensino de língua", de Luiz Antônio Marcuschi. Eu apresentei o tópico "O estudo dos gêneros mostra o funcionamento da sociedade." O encontro foi altamente proveitoso.
   Nosso tema principal são gêneros textuais, que usamos como ferramenta de expressão linguística sem perceber. Simplesmente os textos surgem de acordo com o contexto/meio social com o objetivo de comunicar.
   Aqui estou eu, usando o texto para contar aos interessados como está sendo essa experiência acadêmica. E (ab)uso do texto diariamente, assim como milhões de falantes por aí.
   Nesse dia também fomos divididos em dois grupos para desenvolver o projeto no Instituto de Educação Carlos Pasquale e no CIEP 380 Joracy Camargo.


Quinta feira, 13 de março de 2014.

   No dia 13 de março tivemos nosso segundo encontro. Estava ansiosa para saber todos os detalhes do projeto. Eis então que foram apresentadas as bibliografias básicas.
   Em uma roda de conversa nos conhecemos um pouco mais e trocamos ideias além de dividirmos um texto de Marcuschi para debatermos no próximo encontro.


Sábado, 08 de março de 2014. 

  No dia 08 de março de 2014 tivemos nosso primeiro encontro coletivo do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência no campus 2 da UNIABEU, onde conhecemos os coordenadores, supervisores e os outros bolsistas.
   Fomos incentivados à total dedicação pelas entidades da universidade e pela coordenadora institucional do projeto Dra. Shirley Carrera.
   A atuação no projeto Grafitagens – Gêneros textuais e identidades culturais acarretará numa enorme experiência acadêmica e profissional, tendo como integrantes eu e mais 15 bolsistas orientados pela coordenadora Dra. Claudia Fabiana Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário