Diário de Campo

Quarta-feira, 15 de julho de 2015.

   Hoje não tivemos reunião, mas participamos do Conselho de Classe do Instituto de Educação Carlos Pasquale. Nós do Pibid Uniabeu mantemos atividades com as turmas 1001, 1002 e 1003. Durante o COC percebemos que a 1001 e a 1002 se mantiveram boas em seu rendimento e comportamento, porém a 1003 apresentou mudanças. No início do ano a turma era muito imatura, com rendimento ruim e bagunceira e os professores notaram uma melhora geral na turma. Eu e meus colegas pensamos se o nosso projeto, se nossa atuação dentro do IECP não teria uma boa influência nesse processo. Embora estejamos de férias, foi bom participar desse COC e sair de lá com a sensação de que estamos contribuindo positivamente na formação daqueles estudantes.



Quarta-feira, 08 de julho de 2015.

   Reunião de apreciação das oficinas apresentadas.

Quarta-feira 01 de julho de 2015.

   Reunião de apreciação das oficinas apresentadas.


Quarta-feira, 24 de junho de 2015.

   Hoje encerramos esse primeiro ciclo de atividades com uma oficina que abordou o site www.youtube.com. Através dos vídeos que esse site comporta podemos demonstrar aos alunos e alunas o quanto essa ferramenta é ampla e que assistir vídeos de músicas é apenas uma opção mais comum. 
   Através do youtube podemos assistir vídeo-aulas, aprender a cozinhar comidas diversas, assistir a filmes, desenhos, reportagens, shows. Há ainda o anúncio publicitário que é exibido antes de cada vídeo começar, e isso foi o que meus colegas exploraram. 
    Tenho certeza de que os participantes desse pequeno projeto de mídias digitais e língua portuguesa entraram nessas atividades saíram dela com o conhecimento mais aprimorado. Mais uma vez digo que tenho muito orgulho de participar do PIBID Uniabeu.










Quarta-feira, 17 de junho de 2015.

   Novamente estive a a frente da oficina. Hoje falamos de jornal online, que é uma ferramenta bastante utilizada por quem tem acesso à internet, mas quem usa não percebe que o faz. Através do jornal online associamos o gênero textual crônica à oficina. As alunas participaram produzindo crônicas a serem enviadas para um concurso de crônicas de um jornal online do município. essa situação, embora fantasiosa, fez com que as alunas dessem o melhor de si. Mais uma experiência de sucesso proporcionada pelo PIBID Uniabeu.

Quarta-feira, 10 de junho de 2015.


   Como nas atividades no ano passado nos dividimos em dois grupos, decidimos manter essa divisão para que ninguém ficasse sobrecarregado. Hoje não apresentei, mas assisti a apresentação e o desenvolvimento das atividades dos meus colegas sobre facebook e como essa rede social pode contribuir nas aulas de Língua Portuguesa. A participação das alunas foi muito boa. Orgulhosa desse projeto.

Quarta-feira, 03 de junho de 2015.

   Hoje realizamos nossa segunda Oficina no Instituto de Educação Carlos Pasquale e tivemos uma linda surpresa. No dia 27 de maio tivemos que lidar com um número pequeno de apenas 10 alunos, o que nos deixou muito frustrados, porque só esses alunos teriam acesso a oficinas tão enriquecedoras, mas felizmente esse problema foi resolvido. Tivemos na nossa segunda oficina a participação de mais de 40 alunos e alunas, o que motivou meu grupo a realizar as atividades com mais entusiasmo. Foi uma experiência maravilhosa!

Terça-feira, 02 de junho de 2015.

   No encontro de hoje, com o coordenador de área Eduardo Barreto, tivemos algumas orientações sobre como produzir um artigo. As orientações foram voltadas para a estrutura, em especial para a delimitação do tempo.


Quarta-feira, 27 de maio de 2015.

   Iniciamos hoje o nosso primeiro projeto de oficinas voltado para gêneros textuais e mídias digitais. Apresentamos uma oficina introdutória ressaltando as diferenças entre tipos e gêneros textuais para que os alunos saibam reconhecer o textos utilizados durante as próximas oficinas.

   O que nos preocupou foi a quantidade de alunos que participaram da oficina. Em 2014 tivemos uma queda de alunos participantes a cada oficina, mas, dessa vez, já iniciamos o projeto com o um número muito pequeno, apenas 10 alunos. Esperamos que o processo seja contrário ao do ano passado, que o número de alunos aumente a cada apresentação nossa.


Terça-feira, 26 de maio de 2015.

  A reunião de hoje com o coordenador de área Eduardo Barreto foi, sobretudo, para continuar a apresentação sobre a evolução dos escritos que ele havia iniciado no dia 19 de maio. Infelizmente esses encontros estão cada vez mais desestimulantes para mim, não sei quanto se o efeito está sendo o mesmo para os meus colegas. Sinto cada vez menos espaço para troca e cada vez mais imposições. Antes tínhamos reuniões mais abertas, mais sugestivas, mais inspiradoras. Agora me sinto em uma aula um pouco tradicional, em que o coordenador atua como professor, nos solicita trabalhos e explica conteúdos.Sei que já possuímos alguma experiência para tomarmos providências acerca das atividades no IECP, mas sei também que precisamos de um coordenador e de um supervisor que oriente em determinadas ações. Essas vertentes devem estabelecer uma conexão para que o projeto seja melhor desenvolvido. 

Quarta-feira, 20 de maio de 2015.

   As oficinas começam na próxima quarta-feira, portanto nesse encontro fizemos os últimos ajustes para a primeira apresentação, que  contará com a participação de todos. Como se trata de passar um conhecimento para um aluno que está em formação, tudo deve ser calmamente analisado para que não haja equívocos. É natural que fiquemos apreensivos e até mesmo nervosos, motivo pelo qual talvez nos excedamos em certas colocações entre o grupo, mas além de termos uma ótima equipe e um projeto brilhante, tudo pode ser resolvido através de uma boa conversa.


Terça-feira, 19 de maio de 2015.

   Reunião com o coordenador de área Eduardo Barreto a qual não pude comparecer.


Terça-feira, 12 de maio de 2015.


   O uso desse blog é uma forma de registrar toda e qualquer atividade acerca do Pibid Uniabeu e foi exatamente isso que o coordenador de área Eduardo Barreto, evidenciou na reunião de hoje. As postagens devem ser feitas, pelo menos, duas vezes, por semana, a fim de atualizar o visitante do blog sobre o que acontece nesse projeto.
   A reunião também serviu para atualizarmos os nossos dados a pedido do coordenador Institucional Anderson Brandão.

Quarta-feira, 06 de maio de 2015.


   No encontro de hoje, com o supervisor Daniel Junqueira, definimos que no próximo dia 27 faremos uma Oficina Introdutória para os novos participantes do Grafitagens sobre as diferenças entre os Tipo e Gêneros Textuais em que os oito bolsistas atuantes no Instituto de Educação Carlos Pasquale participarão dessa atividade. Na semana continuaremos com as oficinas abordando a relação entre os gêneros textuais e as novas tecnologias. Para abordar essa relação promissora de textos e tecnologias utilizaremos o aplicativo WhatsApp como base para tratar de assuntos como linguagem formal, informal, verbal e não-verbal, além de explorar os gêneros que circulam através desse aplicativo.


Quarta-feira, 15 de abril de 2015.


   Nossa reunião de hoje com o supervisor Daniel começou um pouco mais tarde devido a uma reunião que ele teve com o coordenador de área Eduardo Barreto. 
    Falamos sobre a Avaliação Diagnóstica aplicada no dia 08 de abril. Discutimos sobre futuras atividades a serem feitas a partir dos resultados preliminares. Após a reunião no Instituto de Educação Carlos Pasquale, nos reunimos na biblioteca da Uniabeu para analisarmos as avaliações preenchidas pelos alunos.
   O gráfico, que representa a análise da Avaliação Diagnóstica, encontra-se disponível na minha página Produção Textual.


Terça-feira, 14 de abril de 2015.


   Toda terça-feira temos reunião com o coordenador de área Eduardo Barreto. Algo tem me incomodado nesses encontros. Há pouco espaço para o diálogo e muito mais espaço para imposições. Talvez o projeto não tenha sido o mais brilhante em 2014, porém tínhamos momentos de troca de experiência, discutíamos sobre os temas. Essas reuniões estão virando uma espécia de seminário, onde um apresenta um assunto e depois um tempo é aberto para questionamentos. Sei que o Grafitagens é muito mais que isso e que através de uma conversa sobre a metodologia que está sendo utilizada poderemos melhorar essa situação incomoda.
   Além dessa minha visão pessoal, essa reunião serviu para comunicar informes burocráticos, como resenhas, fichamentos e artigos que teremos que fazer em breve.


Quarta-feira, 08 de abril de 2015.

   Hoje aplicamos a primeira Avaliação Diagnóstica de 2015, que vai nos auxiliar quanto as deficiências que possuem os alunos. Através da análise das respostas dessa avaliação poderemos desenvolver atividades voltadas exclusivamente para os tópicos em que os alunos encontram alguma dificuldade ou desconhecem o assunto, assim contribuiremos de maneira efetiva na formação desses alunos.

   A Avaliação Diagnóstica aplicada no Instituto de Educação Carlos Pasquale e o gráfico das respostas obtidas estão disponíveis na página Produção Textual.




Quarta-feira, 01 de abril de 2015.

   Hoje acertamos os últimos detalhes da Avaliação Diagnóstica, que será aplicada na próxima quarta-feira, 08 de abril de 2015, no horário de aula das alunas, às 7h.

Terça-feira, 24 de março de 2015.


   As mídias digitais tornam-se cada vez mais presentes na vida das pessoas. Pensando nessa perspectiva, na reunião de hoje, com o coordenador Eduardo Barreto, finalizamos o projeto envolvendo gêneros textuais, língua portuguesa e mídias digitais. A proposta é muito promissora e logo estará disponível na página Produção Textual, já que o projeto foi elaborado por nós, bolsistas.
    A Avaliação Diagnóstica também esteve em pauta nessa reunião e será aplicada no Instituto de Educação Carlos de Andrade no dia 01 de abril, para turmas de 1º ano do Ensino Médio.


Quarta-feira, 18 de março de 2015.


   Hoje tivemos o primeiro encontro do ano com nosso querido supervisor Daniel Martins. Que bom que ele continuou como nosso supervisor no IECP. Em 2014 aprendemos muito com ele e em 2015 não será diferente.
   Como temos duas novas bolsistas no grupo, mostramos a unidade escolar para elas. O espaço do IECP é muito bom, como as árvores dão sombra no pátio temos a sensação de que estamos num ambiente descontraído e podemos explorar esse ponto forte para a execução de atividades futuras.
   Como teremos que aplicar novamente a Avaliação Diagnóstica também discutimos sobre ela nessa reunião. Acrescentaremos uma questão voltada para os gêneros textuais midiáticos, que estão presentes na vida pessoal e escolar dos alunos.
   Por último, definimos um novo dia e horário para nossos encontros semanais, que antes eram às terças-feira e agora serão às quartas. O motivo é a mudança dos dias do supervisor Daniel na Unidade Escolar.


Terça-feira, 17 de março de 2015.

  Nossa reunião foi novamente com o coordenador de área Eduardo Barreto. Discutimos melhorias para o projeto voltado para as mídias digitais. A nova proposta é unificar os projetos do Instituto de Educação Carlos Pasquale e do CIEP Joracy Camargo.
   A unificação precisa estar pronta até a próxima terça-feira para que possamos fazer os últimos ajustes em conjunto na reunião.
   Além de falarmos do projeto, um artigo sobre as novas mídias digitais foi superficialmente apresentado aos participantes da reunião, o qual será enviado por e-mail para os bolsistas a fim de que façamos um fichamento do texto.


Terça-feira, 10 de março de 2015.


   Nessa tarde de terça-feira retomamos as atividades do Pibid Uniabeu com uma reunião com o novo coordenador de área, Eduardo Barreto.
   A reunião foi simplória e serviu para ficarmos cientes das próximas atividades, novos dias e horários de reuniões e para resgatar uma atividade que nossa antiga e maravilhosa coordenadora Claudia Fabiana havia passado antes do recesso. 
   O proposto foi de finalizarmos cinco propostas de atividades voltadas para as mídias digitais até o próximo domingo, para que na próxima reunião com o novo coordenador possamos discutir a respeito e começar nossa primeira atividade no Instituto de Educação Carlos Pasquale o mais breve possível.
   A princípio não gostei de como essa atividade foi solicitada. Os bolsistas precisam montar um projeto e só depois discutir se as propostas são boas ou não. Seria muito mais produtivo discutirmos a ideia para depois elaborarmos o projeto completo, assim não perderíamos tempo e o projeto ficaria mais rico e estruturado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário