Diário de Campo

Quinta-feira, 04 de dezembro de 2014.

   Chegamos ao fim de um ano. Um ano repleto de experiências que contribuíram categoricamente na minha formação pessoal e profissional. O encontro dessa quinta-feira foi para estabelecermos os prazos de entrega das pendências e nos despedir da coordenadora de área Claudia Fabiana Cardoso, que por motivos pessoais terá que deixar a coordenação do subprojeto. Agradeço muito por ter sido coordenada por uma pessoa que não poupou conhecimento, que ofereceu a todos os bolsistas de Letras - Língua Portuguesa sua bagagem acadêmica, profissional e até pessoal. Foi uma honra ter sido formada por ela. O Pibid Uniabeu provoca mudanças na vida daqueles que participam do programa, principalmente por ter coordenadores, supervisores e bolsistas-discentes que estão dispostos a dialogar e a aperfeiçoar a educação escolar.


Sábado, 29 de novembro de 2014.


O I Seminário Institucional do Pibid Uniabeu aconteceu no dia 29 de novembro de 2014. A abertura desse encontro se deu através das singelas palavras de agradecimento do coordenador institucional Anderson brandão. Em seguida a coordenadora intitucional do Pibid da URRJ - Nova Iguaçu, Sara Araujo Brito, palestrou sobre A formação docente: uma estratégia para a valorização do magistério. Sua fala foi de grande importância para todos os bolsistas ali presentes por nos incentivar a ousar no âmbito escolar, deixar a criatividade aflorar e para que tenhamos sempre esperança de que a educação pode melhorar a cada dia.
   As escolas em movimento foi o tema do seminário, portanto, fomos direcionados a mesas temáticas de acordo com o curso de envolvimento. A coordenadora de área de Letras - Língua Portuguesa, Claudia Fabiana Cardoso, apresentou o nosso projeto: Grafitagens - Gêneros textuais e identidades culturais e enfatizou a importância do diálogo entre todos os participantes do projeto para que as atividades sejam bem desenvolvidas. 
   O Pibid Uniabeu tem uma equipe competente que torna possível todas as atividades pensadas. Todos são importantes na construção de atividades. O supervisor do Instituto de Educação Carlos Pasquale, Daniel Martins cruz Junqueira, ao falar sobre as Experiências formativas do Pibid Uniabeu exprimiu a a importância do supervisor para o bom desemprenho dos bolsistas na Unidade Escolar.
   O encontrou seguiu com comunicações e pôsteres apresentados pelos bolsistas com a temática voltada exclusivamente para a vivência no projeto. Apresentei o tema Avaliação diagnóstica de níveis de leitura e escrita para um trabalho competente com gêneros textuais ressaltando o sucesso das atividades elaboradas para os alunos, que se deu através da aplicação preliminar da Avaliação Diagnóstica antes do desenvolvimento de qualquer ação dentro na Unidade Escolar. As atividades desenvolvidas foram de grande importância para os alunos, que tiveram contato com novos conteúdos, aperfeiçoaram o próprio conhecimento internalizado e desenvolveram sua competência comunicativa.
   O evento foi encerrado com a entrega dos certificados a todos os bolsistas que apresentaram suas experiências formativas no Pibid Uniabeu.



Quinta-feira, 27 de novembro de 2014.

   Nossa última reunião antes do I Seminário Institucional do Pibid Uniabeu foi especialmente voltada para o evento. A coordenadora de área Claudia Fabiana conferiu os trabalhos individualmente para garantir que tenhamos sucesso em nossas apresentações.


Terça-feira, 25 de novembro de 2014.

   Hoje de forma descontraída conversamos sobre nossa participação efetiva no Pibid Uniabeu com o supervisor do Instituto de Educação Carlos Pasquale, Daniel Martins, que nos incentivou a participar ainda mais do projeto, contribuindo com mais ideias e doando-se mais a oportunidade que nos foi concebida. Também falamos sobre o I Seminário Institucional do Pibid Uniabeu, que será no próximo dia 29. Todos apresentaremos experiências formativas no Pibid em formato acadêmico, inclusive nosso supervisor, que falará sobre sua contribuição na formação dos bolsistas.


Quinta-feira, 20 de novembro de 2014.

   Hoje nos reunimos com a coordenadora Claudia Fabiana, que nos orientou sobre os trabalhos a serem apresentados no I Seminário Institucional do Pibid Uniabeu, que acontecerá no dia 29 de novembro do corrente ano. O evento será aberto aos alunos da Uniabeu, amigos e familiares.


Terça-feira, 18 de novembro de 2014.

   Na reunião dessa terça-feira falamos sobre a atividade literária da última sexta-feira (14). As apresentações das peças adaptadas para o contexto da Baixada Fluminense foi um sucesso. Muitos alunos foram prestigiar os que se apresentavam. Sem pontos negativos, a reunião foi em clima de comemoração. Com essa atividade finalizamos o contato direto com as alunas no ano de 2014.


Sexta-feira, 14 de novembro de 2014.

   Hoje as alunas do IECP apresentaram as adaptações teatrais na Semana da Literatura Infantojuvenil. Todos se dedicaram bastante, montaram cenários, produziram figurino e no final foi diversão disfarçada de trabalho.
   O roteiro e as fotos das apresentações, você pode ver na página Atividades na Escola.


Quinta-feira, 13 de novembro de 2014.

   Novamente falamos sobre o Seminário Institucional com a coordenadora de área Claudia Fabiana, mas mais especificamente sobre os textos que já produzimos.
   Cada bolsista, individualmente, apresentou seus escritos à coordenadora, que orientou sobre os erros, acertos e próximos passos.


Terça-feira, 11 de novembro de 2014.

      Finalmente estamos tendo uma excelente troca com as alunas do IECP. Hoje ensaiamos sete meninas para uma adaptação teatral, que envolve a identidade de várias princesas. O interessante foi que ao trazermos a adaptação para a realidade da Baixada Fluminense, as alunas se divertiram e até contribuíram no enredo da história. Vale ressaltar que os contos de fadas, a peça teatral e o roteiro são gêneros textuais. Utilizamos os gêneros textuais, sem perceber, como ferramenta para nos auxiliar na expressão linguística para atingir algum objetivo. As alunas utilizaram os gêneros durante os ensaios e de forma descontraída aprenderam sobre novos gêneros em sua modalidade oral e escrita.

Ensaio da peça teatral Resenha das Princesas
Alunas da turma 1003 - IECP


Quinta-feira, 06 de novembro de 2014.

   Como o Seminário Institucional está chegando, hoje falamos de como serão desenvolvidos os trabalhos apresentados por nós bolsistas. Reforçamos os temas de cada um e  repassamos as regras de formatação dos textos (painéis e artigos).
   Meu tema será Avaliação diagnóstica de níveis de leitura e escrita para um trabalho competente com gêneros textuais. Terei quinze minutos para falar sobre o tema numa comunicação no dia 29 de novembro. Todos os interessados podem assistir, mesmo que não estude na Uniabeu.


Terça-feira, 04 de outubro de 2014.

   Como estamos desenvolvendo atividades com três turmas, nos dividimos em três grupos para fazermos adaptações teatrais dos contos de fadas junto com os alunos. Cosme, Fernanda e Helena ficaram com a turma 1001 e irão adaptar a história dos Três Porquinhos. Caio e Priscila  trabalharão a história da Cinderela com a turma 1002. Eu e Camila faremos uma reunião cômica das identidades das princesas inseridas no contexto social de hoje. As peças serão apresentadas no dia 15 de novembro no turno vespertino. Os alunos gostaram muito das ideias apresentadas e se mostraram muito animados para apresentação.


Sexta-feira, 24 de outubro de 2014.

   Apresentamos hoje a Monitoria de Apoio à Escrita às turmas 1001, 1002 e 1003. Todas as turmas foram muito receptivas e aproveitamos a oportunidade para falar sobre a atividade literária que gostaríamos de realizar com os alunos na semana de Literatura Infantojuvenil.
   Quanto às atividades de coesão, coerência e concordância os alunos realizaram sem dificuldade, apenas apresentaram um pouco de preguiça nas questões que tinham que escrever um pouco mais. com isso, percebemos que a dificuldade dos alunos na escrita pode estar associada a desmotivação ou preguiça e não à falta de conhecimento.

Quinta-feira, 23 de outubro de 2014.

   Hoje falamos da Semana de Literatura Infantojuvenil junto com a coordenadora de área Claudia Fabiana. Faremos adaptações teatrais dos contos de fadas buscando a representatividade das identidades culturais das pessoas que vivem na Baixada Fluminense.

Terça-feira, 14 de outubro de 2014.

   Hoje acertamos alguns detalhes para a monitoria de apoio à escrita, que será na próxima semana. Como desenvolveremos a atividade com 3 turmas, de aproximadamente 40 alunos cada, em seu horário de aula, estamos um pouco apreensivos, mas animados por desta vez trabalhar com um público maior, já que no projeto Escritas de si tivemos uma queda significativa no decorrer das oficinas.


Quinta-feira, 09 de outubro de 2014.

   A reunião de hoje foi a com a coordenadora de área Claudia Fabiana. Confirmamos as datas e conteúdos  de atividades no IECP, na Uniabeu e também no ENALIC.
   Aplicaremos aos alunos do IECP "Monitoria de Apoio à Escrita" nos dias 21 e 24 de outubro. O Seminário Institucional do Pibid/Uniabeu será no dia 29 de novembro, e todos estão convidados a assistir às apresentações.
 

Terça-feira, 30 de setembro de 2014.

   Hoje tivemos reunião com o supervisor Daniel e aproveitamos para falar sobre a Monitoria de apoio à escrita. Nos dividimos em dois grupos, com quatro bolsistas cada. Helena, Cosme, Fernanda e Laís ficaram com os tópicos "Pontuação" e "Ortografia", enquanto eu, Camila, Caio e Priscila ficamos com "Coesão e "Concordância entre as palavras". A monitoria será feita em 21 (terça-feira) e 24 (sexta-feira) de outubro no horário de aula dos alunos, pois o supervisor Daniel nos cedeu dois tempos de aula, em cada turma, para que conseguíssemos desenvolver a atividade com o maior número de alunas possível.


Quinta-feira, 25 de setembro de 2014.

   Na reunião de hoje, com a coordenadora de área Claudia Fabiana, discutimos sobre os temas dos trabalhos a serem apresentados no Seminário Institucional, que ocorrerá no dia 29 de novembro. O meu tema será o mesmo que apresentarei no Encontro Nacional de Licenciaturas: Avaliação de níveis de leitura e escrita para um trabalho competente com gêneros textuais. Os outros bolsistas falarão de experiências formativas que o Pibid Uniabeu nos trouxe com base nas oficinas que desenvolvemos e no respaldo teórico.
   Na reunião também criamos um novo trabalho com os alunos: Monitoria de apoio à escrita. Tomamos por base as produções textuais desenvolvidas pelos alunos durante as oficinas. Analisamos a escrita e percebemos deficiência no campo da concordância, coesão, ortografia e pontuação, por isso tivemos a ideia de criar a monitoria, para que possamos contribuir para uma melhor produção textual destes alunos.


Terça-feira, 23 de setembro de 2014.

   Hoje nossa reunião foi acerca da Semana da Literatura Infantojuveil do Instituto de Educação Carlos Pasquale, que acontecerá no início de novembro.
   A ideia é que nós, bolsistas do Pibid Unibeu, contribuamos em alguma atividade sobre literatura infantojuvenil, que, preferivelmente, esteja associada ao nosso projeto. Pensamos, primeiramente, em oficina de contação de história. Mas, como não temos experiência em contação de história, optamos por uma adaptação teatral dos famosos contos de fadas infantis. Dessa forma trabalharemos os gêneros discurso oral, roteiro e contos de fadas com os alunos.
   Pensamos em trazer a realidade do município, e até mesmo da Baixada Fluminense, para a adaptação dos contos de fadas. Criaremos uma esquete em que os personagens dos contos de fadas serão interpretadas pelos alunos do IECP retratando seus dilemas cotidianos, como gravidez na adolescência e até mesmo em passistas da escola de samba local.
   Através de quatro encontros, os alunos contribuirão na escrita do roteiro da esquete e em seguida os ensaiaremos para que a apresentem na Semana da Literatura Infantojuvenil. Caso a procura das alunas seja grande, nos dividiremos em dois grupos e faremos duas esquetes, para que assim, um maior número de alunos possam participar da atividade.
  Durante a semana, amadureceremos a proposta para que no próximo encontro possamos esquematizar as datas dos encontros com os alunos.


Quinta-feira, 18 de setembro de 2014.

   Helena, Fernanda e Cosme apresentaram a oficina de hoje sobre o gênero obituário. Foi um sucesso! De maneira suave apresentaram o assunto através de vídeo e música, e esta os alunos até cantaram animados. Cosme se soltou ainda mais. É bom ver o progresso dos nossos colegas. É uma surpresa pra eles mesmos, e para nós. Depois de tratar do assunto, os alunos dissertaram de forma cômica e leram suas produções textuais. 
   Embora a quantidade tenha sido baixa, podemos dizer que fechamos esse projeto de oficinas muito bem, com uma participação surpreendente dos alunos.
   A coordenadora Claudia Fabiana esteve presente e nos parabenizou pelas oficinas apresentadas.
Cosme, Daniel, Claudia, Helena, Fernanda, Caio, Prscila, Thayane, Camila
(da esquerda para a direita/ de cima para baixo)



Terça-feira, 16 de setembro de 2014.

   A reunião de hoje teve como foco as oficinas apresentadas no Instituto Educação Carlos Pasquale. Falamos de métodos que deram certos, medidas a serem tomadas, relações entre os participantes internos e externos do projeto.
   Com o contato que tivemos com os alunos durante as oficinas e com todos esses meses participando do projeto, percebemos que nossa relação com os alunos do IECP está superficial e fria. Na primeira oficina apresentada tivemos um número agradável de participação, mas, no decorrer das oficinas a participação caiu para menos de 15 alunos. O interesse dos alunos não foi despertado da melhor maneira, o que fez com que não comparecessem às oficinas. Mas também lidamos com outra questão que pode ter influenciado negativamente na participação dos alunos: as oficinas foram desenvolvidas no contraturno, ou seja, fora do horário de aula.
   Esses dois fatores (interação e contraturno) podem ter atrapalhado quanto à participação das oficinas, entretanto, o desenvolvimento das mesmas foram ótimos. Observamos o crescimento dos nossos colegas, que antes tinham receio do contato direto com os alunos e apresentavam certa timidez, mas durante as oficinas fizeram excelentes apresentações.
   Pretendemos promover as próximas atividades, e o projeto, diretamente com os alunos, para melhorar a relação entre bolsistas e alunos, e participar do projeto interno da unidade escolar, para melhorar a relação entre bolsistas e a comunidade escolar.
   Durante a reunião também falamos das produções textuais feitas pelos alunos durante as oficinas. Os erros ortográficos e de concordância são os mais “gritantes”. Na próxima semana, conversaremos mais especificamente sobre essas produções textuais, para decidirmos o que faremos com essas escritas dos alunos.


Quinta-feira, 11 de setembro de 2014.

   Eu, Camila e Priscila apresentamos a oficina sobre o gênero crônica. O conteúdo ficou muito interessante. Levamos um trecho de uma reportagem sobre a cultura da Baixada Fluminense e um vídeo sobre um condomínio construído em Nilópolis. Relacionamos os dois vídeos com a crônica "A melhor vida possível", de Martha Medeiros. 
   De fato, a oficina ficou muito rica, mas a quantidade de alunas na oficina nos frustrou, nos desanimou. Iniciamos com dez alunas e concluímos com apenas quatro. Pensamos que alguma coisa estava dando errado e concluímos que a relação entre nós, bolsistas, com os alunos do IECP não está sendo a das melhores.
   Quando reco

Terça-feira, 09 de setembro de 2014.

   Mais uma vez tivemos a reunião voltada para a oficina apresentada na semana anterior. Fernanda, Helena e Cosme apresentaram o gênero decreto-lei com nase na Lei Maria da Penha nº 11.340/06.
   O único ponto que não podemos considerar positivo dessa oficina foi a quantidade de alunas: apenas 11. O supervisor Daniel disse que o interesse das alunas, quando não recebem algo concreto em troca, é praticamente nulo, e por isso a quantidade pouco significativa de alunos.

Quinta-feira, 04 de setembro de 2014.


   Dia de mais uma oficina. Hoje será sobre decreto-lei com ênfase na Lei Maria da Penha nº 11.340 de 2006, apresentada pelos meus colegas Fernanda Barbosa, Helena Silva e Cosme Machado. Adorei a escolha da Lei e o mais interessante foi a descoberta que ela não só respalda a mulher, mas sim toda a família que sofrer agressões. 
   O gênero textual decreto-lei foi apresentado nessa oficina, mas o ponto principal foi  falarmos sobre a Lei Maria da Penha, que serviu para que os alunos tenham conhecimento de que há uma lei que os resguarda, caso ocorra, e para que tenham consciência que de que agressões, sejam elas físicas ou psicológicas, não podem ser invisibilizadas.
 

Terça-feira, 01 de setembro de 2014.

   Nosso encontro com o supervisor Daniel Martins foi pautado na oficina realizada na ultima quinta-feira. Destacamos pontos positivos e negativos a fim de melhorar nossas futuras apresentações.
   Quando fico nervosa tendo a falar rápido e isso pode ser muito prejudicial aos alunos, que podem não compreender o que estou passando. Mas, como foi a primeira oficina, posso considerar ficar um pouco nervosa um fato normal. Tenho certeza que na próxima estarei mais leve e mais confiante para desenvolver a atividade.


Quinta-feira, 28 de agosto de 2014.


   Hoje aplicamos a primeira oficina com os alunos do Instituto de Educação Carlos Pasquale. Foi uma tarde muito proveitosa, tendo em vista que  todos eles participaram efetivamente da oficina.
   Depois de expormos o gênero diário, pedimos uma produção pessoal, ou seja, uma escrita de si. Os alunos contaram fatos de sua vivência na Baixada Fluminense na estrutura de um diário e depois fizemos uma leitura individual das produções.
Sorteamos livros para incentivá-los à leitura e a voltarem na próxima oficina na próxima quinta-feira.    Essa oficina serviu não só para mediar o conhecimento para esses futuros professores, mas sim para nós, bolsistas do Pibid Uniabeu, vivenciarmos a realidade na educação da Baixada Fluminense.


Terça-feira, 26 de agosto de 2014.

Hoje tivemos duas reuniões. A primeira foi com o supervisor Daniel Martins no Instituto de Educação Carlos Pasquale. O projeto das oficinas, cujo nome é ESCRITAS DE SI: REDISCUTINDO IDENTIDADES ATRAVÉS DE GÊNEROS TEXTUAIS, já estava finalizado e pronto para ser executado, mas a reunião era necessária para visualizarmos materiais, espaço físico e equipamento, para que no dia não tenhamos imprevistos. 
   Em seguida tivemos uma reunião com a coordenadora Claudia, também acerca das oficinas. O material a ser distribuído para as alunas foi entregue, assim como outros materiais básicos. Últimas dúvidas foram tiradas e conceitos revistos para que nenhum erro ocorra na primeira oficina na próxima quinta-feira.

Sexta-feira, 22 de agosto de 2014.

   Sexta-feira não temos o hábito de nos encontrarmos, e não nos encontramos. Mas hoje enviamos nossa proposta de trabalho para a comissão do V ENALIC. Espero que nosso trabalho seja contemplado e possamos estar em dezembro apresentando nossas experiências no evento. Aguardarei, ansiosamente, a divulgação dos trabalhos escolhidos no próximo dia 30.



Terça-feira, 19 de agosto de 2014.

   A reunião de hoje, com o supervisor Daniel Martins, foi acerca das oficinas que iremos desenvolver no fim de agosto / início de setembro. Amadurecemos as ideias propostas na última reunião. O projeto das oficinas está quase finalizado. A interação e dedicação do grupo tem sido mútua, o que ajuda nas melhorias das oficinas.
   Na reunião também acertamos detalhes como datas das oficinas, materiais necessários e a divisão das atividades . A primeira oficina terá como tema o gênero diário e ocorrerá no dia 29 de agosto.


Quinta-feira, 07 de agosto de 2014.


   Esta reunião teve como pauta o V ENALIC - V Encontro Nacional de Licenciaturas, que ocorrerá juntamente com o IV Seminário Nacional do Pibid, em Natal - RN de 8 a 12 de dezembro do corrente ano.
   Com base em nosso interesse pela possibilidade de enriquecer ainda mais nosso conhecimento e experiência, a coordenadora de área, Claudia Fabiana, buscou informações acerca do evento e nos esclareceu todas e quaisquer dúvidas.
   Eu, Nathália Alves e a coordenadora Claudia Fabiana enviaremos a proposta para a "Sessão Temática Coordenada", com o eixo temático "Experiências formativas no PIBID". O resultado dos trabalhos selecionados para participarem do ENALIC serão divulgados a partir do dia 30 de agosto. Nesse dia completo 21 anos e aprovação para participar de tal evento seria um presente inesquecível.

Terça-feira, 05 de agosto de 2014.


   Nossa reunião, com o supervisor Daniel Martins, no IECP, foi voltada para nossa próxima atividade. Teremos o contato direto com as alunas e para isso precisamos nos organizar para que a atividade desenvolvida tenha o resultado mais positivo possível.
   Criamos quatro oficinas voltadas para os gêneros que, segundo a Avaliação Diagnóstica aplicada em junho, as alunas mais tem dificuldade. Na próxima semana concluiremos o projeto das oficinas para que assim possamos aplicá-las às alunas.


Sábado, 02 de agosto de 2014.


   Hoje, oficialmente, iniciamos o segundo semestre de atividades do PIBID UNIABEU. O encontro com toda equipe do projeto teve como assunto principal as mudanças de coordenação feitas.
   A primeira mudança que nos foi informada é que a coordenadora institucional, Shirley Carreira, foi substituída por um professor da Instituição, Anderson Brandão.
   Como aluna do professor Anderson Brandão, posso afirmar que ele é completamente capacitado e envolvido com seu trabalho. Sendo assim, o projeto continua com uma ótima coordenação
   Alguns avisos foram reforçados, como a atualização deste blog, assiduidade, comprometimento com o projeto, etc. Mas o ponto forte do encontro foi IV Encontro Nacional do PIBID, que acontecerá em Natal. A possibilidade de apresentar nosso projeto em um lugar diferente me entusiasmou muito e pretendo me empenhar ainda mais nos próximos meses para merecer estar nesse encontro.
   Após a reunião oficial, nos reunimos por alguns minutos no pátio da Instituição e registramos o momentos. Algumas fotos você encontra na página inicial deste blog.

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